O Segredo do sucesso é a Generosidade

“Seu caminho para a grandeza começa no momento que encontrar a coragem e audácia para alcançar a generosidade” Keith Ferrazzi.

Normalmente quando eu falo deste assunto, imediatamente me vem a mente o livro “Nunca Almoce Sozinho” do Keith Ferrazzi. Eu gosto do livro pela abordagem da mentalidade de sucesso, pelas 10 dicas de como fazer networking, pela generosidade e acima de tudo,  porque o autor aplicou os conceitos em sua vida.

Num dos primeiros capítulos ele comenta sobre suas palestras em universidades e que os alunos sempre fazem a seguinte pergunta:

– Keith, qual o segredo do seu sucesso?

E a resposta dele é: Se fosse para resumir minha resposta em uma única palavra, eu diria Generosidade.

Pelo fato do tema Generosidade não  ser atrativo no mundo acadêmico e também no mundo empresarial, mesmo já sendo comprovado que quanto mais você ajuda as pessoas, mas você é ajudado,  eu imagino muitas pessoas no auditório se perguntando:

– O que eu estou fazendo aqui, ouvido este homem falar de generosidade… Vamos para outro lugar!!!

Antes de você deixar de ler o artigo, deixa eu lhe falar da carreira de Keith Ferrazzi.

Keith trabalhou durante muitos anos na Deloitte, uma grande empresa de consultoria e depois disto, se tornou Diretor de Marketing da Starwood hotel, uma grande cadeia internacional que gerencia algumas das marcas de maior sucesso em hotelaria no mundo. Além é claro de ser o autor do livro “ Nunca almoce sozinho “ que de acordo com o The New York Times, ficou entre os livro mais vendidos nos EUA e por fim, se tornou um requisitado palestrante.

A fórmula de Keith, como ele mesmo conta, é baseada na generosidade, o que inclui ajudar os amigos  e também ajudar os amigos a se conectarem com outros amigos.

Keith, vem de uma família humilde sem muitos recursos financeiros e sozinho nunca conseguiria chegar onde chegou. Dai a frase: “ Seja para onde você quiser ir na vida, é impossível chegar lá sozinho”.

Keith, arrumou um serviço no clube de golfe da cidade como caddie ( carregador de tacos) e começou a ver pessoas importantes e de sucesso e analisar como se comportavam.  Neste instante ele percebeu algo importante: Pessoas de sucesso ajudam umas às outras.

Na sua jornada como caddie ele passou a auxiliar uma senhora. A senhora Poland. Carol Poland, que viria a mudar a história da vida de Keith.

Como caddie, ele percebeu que a senhora Poland não estava se dando muito bem nos torneios de golfe e começou a ficar até mais tarde no clube, estudando um circuito que pudesse favorecê-la. Se esforçou para isto, até que mostrou para a senhora Poland qual era o circuito.

Aqui está a generosidade. Keith poderia ir embora para casa ao final do seu turno, poderia ficar carregando apenas os tacos que era a sua função, no entanto ele dedicou seu tempo para  gerar valor e felicidade a outra pessoa.

Senhora Poland, começou a seguir as orientações e começou a ganhar alguns torneios, coisa que ela não imaginava conseguir sozinha.

A Senhora Poland ficou grata por todo feito de Keith e começou a se interessar pela vida pessoal dele. Ela foi a responsável para que ele fosse estudar em Harvard, coisa que pela sua origem, sozinho não seria possível. No livro ele chama isto de Reciprocidade.

A partir deste apoio, ele se formou, conseguiu por indicação trabalhar na Deloitte e ter a trajetória que mencionei.

E aqui, eu tiro um aprendizado que é o seguinte: “Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem

Identifique como pode ajudar alguém da sua rede e tenha a coragem de ajudar. Tenho a certeza de que você colherá a reciprocidade deste ato.

Abraços e até a próxima!

Renato Martiniano

Renato Martiniano

Especialista em Networking, Fundador e CEO do Connection

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renato Martiniano

Renato Martiniano

Especialista em Networking, Fundador e CEO do Connection

Compartilhe com sua rede

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Open chat
Podemos ajudar?