O Segredo do sucesso é a Generosidade

“Seu caminho para a grandeza começa no momento que encontrar a coragem e audácia para alcançar a generosidade” Keith Ferrazzi.

Normalmente quando eu falo deste assunto, imediatamente me vem a mente o livro “Nunca Almoce Sozinho” do Keith Ferrazzi. Eu gosto do livro pela abordagem da mentalidade de sucesso, pelas 10 dicas de como fazer networking, pela generosidade e acima de tudo,  porque o autor aplicou os conceitos em sua vida.

Num dos primeiros capítulos ele comenta sobre suas palestras em universidades e que os alunos sempre fazem a seguinte pergunta:

– Keith, qual o segredo do seu sucesso?

E a resposta dele é: Se fosse para resumir minha resposta em uma única palavra, eu diria Generosidade.

Pelo fato do tema Generosidade não  ser atrativo no mundo acadêmico e também no mundo empresarial, mesmo já sendo comprovado que quanto mais você ajuda as pessoas, mas você é ajudado,  eu imagino muitas pessoas no auditório se perguntando:

– O que eu estou fazendo aqui, ouvido este homem falar de generosidade… Vamos para outro lugar!!!

Antes de você deixar de ler o artigo, deixa eu lhe falar da carreira de Keith Ferrazzi.

Keith trabalhou durante muitos anos na Deloitte, uma grande empresa de consultoria e depois disto, se tornou Diretor de Marketing da Starwood hotel, uma grande cadeia internacional que gerencia algumas das marcas de maior sucesso em hotelaria no mundo. Além é claro de ser o autor do livro “ Nunca almoce sozinho “ que de acordo com o The New York Times, ficou entre os livro mais vendidos nos EUA e por fim, se tornou um requisitado palestrante.

A fórmula de Keith, como ele mesmo conta, é baseada na generosidade, o que inclui ajudar os amigos  e também ajudar os amigos a se conectarem com outros amigos.

Keith, vem de uma família humilde sem muitos recursos financeiros e sozinho nunca conseguiria chegar onde chegou. Dai a frase: “ Seja para onde você quiser ir na vida, é impossível chegar lá sozinho”.

Keith, arrumou um serviço no clube de golfe da cidade como caddie ( carregador de tacos) e começou a ver pessoas importantes e de sucesso e analisar como se comportavam.  Neste instante ele percebeu algo importante: Pessoas de sucesso ajudam umas às outras.

Na sua jornada como caddie ele passou a auxiliar uma senhora. A senhora Poland. Carol Poland, que viria a mudar a história da vida de Keith.

Como caddie, ele percebeu que a senhora Poland não estava se dando muito bem nos torneios de golfe e começou a ficar até mais tarde no clube, estudando um circuito que pudesse favorecê-la. Se esforçou para isto, até que mostrou para a senhora Poland qual era o circuito.

Aqui está a generosidade. Keith poderia ir embora para casa ao final do seu turno, poderia ficar carregando apenas os tacos que era a sua função, no entanto ele dedicou seu tempo para  gerar valor e felicidade a outra pessoa.

Senhora Poland, começou a seguir as orientações e começou a ganhar alguns torneios, coisa que ela não imaginava conseguir sozinha.

A Senhora Poland ficou grata por todo feito de Keith e começou a se interessar pela vida pessoal dele. Ela foi a responsável para que ele fosse estudar em Harvard, coisa que pela sua origem, sozinho não seria possível. No livro ele chama isto de Reciprocidade.

A partir deste apoio, ele se formou, conseguiu por indicação trabalhar na Deloitte e ter a trajetória que mencionei.

E aqui, eu tiro um aprendizado que é o seguinte: “Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem

Identifique como pode ajudar alguém da sua rede e tenha a coragem de ajudar. Tenho a certeza de que você colherá a reciprocidade deste ato.

Abraços e até a próxima!

Renato Martiniano

Renato Martiniano

Especialista em Networking, Fundador e CEO do Connection

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renato Martiniano

Renato Martiniano

Especialista em Networking, Fundador e CEO do Connection

Compartilhe com sua rede

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Podemos ajudar?