Face-to-Face

A importância das reuniões Face-to-Face

Quando falamos de networking, uma das coisas mais importantes é mantermos regularmente reuniões face-to-face com nossa rede de relacionamento.

Estas reuniões isoladas têm como objetivo nos aproximar da pessoa que estamos conversando e entendermos detalhadamente o que esta pessoa faz e como faz. É aqui que vamos começar a gerar conexão emocional, reciprocidade e transferir nossa reputação.

“Poucas coisas acontecem se eu não me conecto emocionalmente e não transfiro minha reputação e credibilidade para minha rede de relacionamento”.

Veja como isto faz sentido:  Na década de 90, Harvey Mackay ficou famoso nos EUA ao lançar o “ Mackay 66”, que trata-se de um formulário com 66 perguntas  pessoais e comerciais que ele implementou com sucesso no processo de venda tradicional. Os vendedores começaram a adotar este processo e se saíram muito bem.

Qual é a lógica do Mackay 66? “Quanto mais informações você tiver, melhor, pois será mais fácil gerar reciprocidade, cultivar o relacionamento e sentir-se suficientemente à vontade para fazer a venda”.

Nesta ciência social chamada Networking é a mesma coisa. Precisamos, em primeiro lugar, criar uma conexão emocional com nossa rede.

Ao contrário do processo de venda tradicional, não basta apenas ter informações sobre as pessoas, é necessário entender suas necessidade e prioridades para estabelecer com elas uma conexão forte o bastante para fazer o relacionamento avançar para o próximo nível. Os pontos em comum são as chaves para esta conexão. Estes pontos podem ser: histórias pessoais parecidas, experiências vividas, desafios vencidos, hobbies etc.

Depois que identificamos os pontos em comum, partimos para as questões comerciais.

Ninguém indicará você, sem tem a certeza de que você é capaz de entregar aquilo que se propõe a fazer”.

Esta etapa é quase uma declaração de competência: é você falar do que se orgulha de ter feito, como são seus produtos e serviços, o que você entrega, como entrega, quais seus cases de sucesso, qual o perfil de um bom cliente para você etc.

Lembrando que esta reunião não tem o objetivo de uma venda direta.

A reunião face-to-face é importante porque abre o caminho para que eu possa navegar em outras redes e obter oportunidades de negócios que podem inclusive, mudar a história da minha empresa.

Somente quando nos conectamos emocionalmente, identificarmos pontos em comum e  conseguimos passar segurança e credibilidade em relação aos nossos produtos e serviços é que as oportunidades de negócios começarão aparecer.

Nada tira a importância de uma reunião face-to-face, para geração de negócios. Me arrisco a dizer que 60% de tudo o que você pode conseguir através da sua rede de relacionamento, será por meio de reuniões face-to-face.

Agora, desafio você a agendar uma reunião face-to-face com alguém da sua rede de relacionamento. Conecte-se com essa pessoa, entenda o que ela faz, procure ajudá-la e verá o efeito da reciprocidade voltando com oportunidades de negócio para você também.

Abraços e até a próxima

Renato Martiniano

Renato Martiniano

Especialista em Networking, Fundador e CEO do Connection

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1 Comentário

  • Tenho 2 meses de Connection minha experiência tem sido fantástica. As reuniões face to face nos permitem conhecer melhor os participantes do grupo além de passarmos a entender um pouco sobre o negócio de cada integrante. Dessa forma nossas indicações são mais assertivas e geram mais resultados.

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Renato Martiniano

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